sexta-feira, 14 de março de 2014

A importância técnico-tático



Na Educação Física o futsal, o handebol, o basquetebol, o voleibol, o futebol de campo entre outras atividades esportivas, fazem parte do grupo dos esportes coletivos. Em todos eles, duas equipes disputam um implemento (a bola), criando táticas para levá-lo a um alvo, ao mesmo tempo que devem proteger o próprio alvo das investidas do adversário.

técnica não se restringe exclusivamente a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico para o jogo, mas sim, ao conjunto dos modos de fazer necessários para a sua prática.

tática não se reduz somente ao sistema de jogo definido pelo técnico ou pelo professor, mas também, às razões do fazer, que orientam as ações que a própria situação exige.
A técnica não existe sem a tática e vice-versa.

A execução técnica é importante para se praticar uma modalidade esportiva, mas sozinha, não garante uma ação inteligente dos jogadores/atletas. 

O uso da tática é indispensável nos esportes coletivos. Não basta chutarmos forte em direção ao gol, ou sacarmos uma bola com força no voleibol. A questão principal é saber para quê, quando e como executar determinada ação, levando em consideração que as situações que ocorrem nas modalidades esportivas coletivas são imprevisíveis e exigem constantes adaptações.

Devemos compreender a dinâmica tática dos esportes coletivos para sabermos como agir numa situação real de jogo individualmente e coletivamente.

Podemos dividir a prática dos esportes coletivos em quatros fases de organização crescente:

1) JOGO ANÁRQUICO: Os praticantes aglomeram-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços da quadra/campo e comunicam-se apenas de forma verbal;

2) DESCENTRAÇÃO: Os praticantes começam a se organizar melhor nos espaços de jogo, diminuindo a aglomeração em torno da bola, comunicando-se quase sempre de forma verbal;

3) ESTRUTURAÇÃO: Melhora significativa na utilização dos espaços de jogo, comunicação gestual e verbal, desaglomeração em tono da bola;

4) ELABORAÇÃO: É a forma mais elaborada de jogo, onde os praticantes estão mais afinados com a bola e se movimentam taticamente pela quadra/campo, com e sem a posse da bola, já antecipando os passes, tentando se deslocar para onde ela deverá ir, com  comunicação e movimentação taticamente inteligente, individualmente e coletivamente. 

O QUE É SISTEMA TÁTICO?


Segundo o dicionário Michaellis a palavra tática é definida como o "conjunto de meios ou recursos empregados para alcançar um resultado favorável". Sendo assim entendemos os esquemas táticos como as formas que um treinador esportivo escala sua equipe dentro de campo/quadra para superar/vencer seus adversários. 

Existem diversas formas de alterar a  configuração tática de uma equipe, ofensivamente e defensivamente, durante uma partida esportiva. Dentre essas formas podemos citar: 
  • alterações no posicionamento dos jogadores em quadra/campo;
  •  aproveitamento das características físicas dos jogadores;
  •  uso das habilidades específicas de cada jogador, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário